Conab realiza leilão de troca de arroz para ajudar países atendidos pela ONU

Publicado em 09/02/2015 15:55

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, nesta quarta-feira (11), três leilões de troca de arroz em casca a granel por arroz beneficiado. O objetivo é socorrer países atendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). A medida segue a Lei 12.429, de 20/06/2011, que autoriza o governo federal a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional.

Os avisos são os de número 18, 19 e 20. Em cada um deles a quantidade de arroz a ser trocada é de 901,7 t. Os países beneficiários são Guiné, Serra Leoa e Libéria. Todo o produto beneficiado deverá estar no navio no porto do Rio Grande (RS) entre primeiro e 31 de março.
 
A vantagem desta operação é que ela agiliza o processo de envio de ajuda aos países necessitados, uma vez que o produto já segue beneficiado e ensacado aos locais de destino. Por outro lado, quem participa destes leilões recebem uma quantidade um pouco maior de arroz, como forma de recompensa por entregar o produto já nas devidas condições de embarque.
 
A lei atribui ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) a incumbência de definir os quantitativos e os destinatários das doações.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índia aprova primeiras variedades de arroz com genoma editado Índia aprova primeiras variedades de arroz com genoma editado
Tailândia espera atingir meta de exportação de arroz este ano, diz autoridade Tailândia espera atingir meta de exportação de arroz este ano, diz autoridade
Ibrafe: Como estão as negociações para exportar Feijões?
Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca
Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril
As perspectivas dos fundos sobre milho e trigo na CBOT estão fora dos limites novamente