Tudo pronto para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Publicado em 04/02/2015 10:52
A área do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS) está pronta para receber o público nos três dias da 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que começa nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Expositores e organizadores intensificaram o trabalho no local que deve ter a presença de cerca de 10 mil pessoas até o próximo sábado, quando será feita a colheita simbólica na área da sede da entidade rural do município.
 
A lavoura de um hectare onde será realizada a colheita com a participação de autoridades está pronta. O local destinado, segundo o agrônomo do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) de Tapes, Rudineli Carvalho, passou por diversos desafios como o clima. Os preparos iniciaram em agosto e a semeadura foi feita no dia 22 de setembro. "Ali não era uma área utilizada para a lavoura, era uma área de campo", conta.
 
Com os problemas climáticos, a opção foi a de fazer o cultivo pré-germinado. Carvalho explica que foi usada a variedade Irga 428 na lavoura. "Esta variedade tem um ciclo de maturação de 124 dias e já passamos deste tempo, podemos perceber a coloração amarela já dos grãos. A lavoura está pronta para colher no dia 7 de fevereiro", afirma.
 
Além da lavoura para a abertura, mais meio hectare foi implantado com lavouras de arroz, soja e milho que constituem as vitrines tecnológicas que os produtores poderão visitar nestes três dias de evento. Com o tema "Cesta básica garantida com renda no campo comprometida", a 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz é de organização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com a Associação de Arrozeiros de Tapes.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca
Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril
As perspectivas dos fundos sobre milho e trigo na CBOT estão fora dos limites novamente
Preço do feijão preto está abaixo do mínimo estipulado pela Conab
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Arroz/Cepea: Presença compradora e recuo vendedor estabilizam cotações