Arroz: Mesmo com leilões, preço se sustenta em janeiro

Publicado em 04/02/2015 08:50

No primeiro mês de 2015, o mercado spot do arroz em casca no Rio Grande do Sul seguiu com baixa liquidez, segundo informações do Cepea. Indústrias mantiveram-se cautelosas para novas aquisições, pedindo preços mais elevados somente nos momentos em que havia a necessidade de atender a demanda doméstica e para cumprir contratos de exportação. Algumas empresas estiveram fora de mercado em boa parte do mês, enquanto outras estavam retirando os lotes arrematados nos leilões de venda do governo federal.

Neste cenário, o preço médio recuou em meados do mês, recuperando-se na última semana. Em janeiro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% grãos inteiros) registrou alta de 1,1%, encerrando o mês a R$ 38,44/sc de 50 kg. A média mensal de janeiro, de R$ 38,16/sc, é a maior desde dezembro/12 e está apenas 0,46% acima da média de dezembro/14, e 0,84% superior à média de janeiro/14 (valores deflacionados pelos IGP-DI de dezembro/14).

Tags:

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta
Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas
Arroz/Cepea: Preço no RS cai quase 25% nesta parcial de 2025
Agrodefesa monitora mosca-branca e viroses do feijoeiro em 12 municípios de Goiás
Feijão-carioca segue dentro do esperado: mercado com viés de alta
Mercado de Feijões: Semana de valorização e exportações históricas