Arroz: Produção no Rio Grande do Sul ameaçada pelas chuvas fortes

Publicado em 09/01/2015 17:28

As lavouras de arroz do Rio Grande do Sul receberam uma grande quantidade de chuva no início de 2015. Na cidade de Alegrete, a nona maior produtora do grão no Estado, o acumulado de água em menos de 10 dias corresponde a 70% do normal para todo o mês de janeiro. Em Itaqui, também na Fronteira Oeste, choveu a metade do normal para 31 dias.

O mau tempo pode trazer prejuízos para a produção final e arroz no Rio Grande do Sul. De acordo com o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado hoje, cerca de 15% da safra foi plantada depois da janela ideal, o que pode influenciar os índices de produtividade. A área cultivada com arroz na safra 2014/15 está estimada em 1.119,2 mil hectares.

O lado bom do excesso de chuvas é que a quantidade de água disponível nos mananciais é suficiente para a irrigação no Estado.

Para os próximos meses, as chuvas vão continuar acima da média no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, as águas do Oceano Atlântico na altura do Estado estão mais aquecidas, o que deixa os sistemas meteorológicos ‘presos’ no Sul do país. Mesmo com chuva forte, a temperatura ficará acima da média. 

Tags:

Fonte: Jornal do Tempo - Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de feijão na TCP cresce 113% e atinge nova máxima histórica
Abiarroz pede melhorias para o transporte de cabotagem em reunião na Antaq
Mercado de Grãos: Impactos do Conflito no Mar Negro, Acordo Brasil-China e posições dos fundos de investimento
Em ano histórico para o setor de feijões, exportações somam R$ 1,4 bi. e com clima para safra positiva
Deral faz leve redução de safras de soja, milho e trigo do Paraná
Ibrafe: Paraná voltou a dominar o cenário de produção nacional
undefined