Ministério busca solução para produtores de queijo minas artesanal

Publicado em 18/11/2011 11:26
O ministro interino José Carlos Vaz conversou com o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia sobre o tema em reunião na quinta-feira
O secretário-executivo que responde interinamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, esteve nessa quinta-feira, 17 de novembro, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e com os secretários de Agricultura e de Transporte e Obras Públicas daquele estado.

A pedido do ministro Mendes Robeiro Filho, que retorna ao trabalho na próxima segunda-feira (21), ficou acertado que o secretário-executivo do Mapa e o secretário de Agricultura de Minas vão construir uma pauta conjunta para impulsionar ainda mais a produção agrícola da região. Vaz destacou a prioridade que Mendes Ribeiro Filho está dando ao diálogo com as diferentes regiões do país.  Também informou que o ministro pretende anunciar ate o final do ano uma solução para a situação dos produtores mineiros de queijo artesanal.

Anastasia agradeceu o empenho na questão, lembrando que 75% da populaçào mineira vive no interior, o que faz de Minas Gerais um estado fundamentalmente agrícola. “A agricultura, para nós, é uma vitamina permanente, pois gera renda no interior. Queria que o Mapa tomasse Minas como um verdadeiro laboratório de políticas públicas”, disse o governador.

O ministro interino também conversou diretamente com lideranças rurais na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Ouviu demandas de setores como café, pecuária e cooperativas de crédito. O secretário executivo falou sobre a intenção de Mendes Ribeiro Filho de fortalecer o cooperativismo. “O futuro da Agricultura está no fortalecimento das cooperativas e o ministro vê nas cooperativas de crédito um caminho mais direto de atendimento ao produtor”, afirmou José Carlos Vaz.

Nesta sexta-feira, 18 de novembro, o ministro interino continua cumprindo agenda em Belo Horizonte. Estão previstas reuniões na Conab, na Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, na Ceasa e no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/MG). José Carlos Vaz retorna a Brasília no final da tarde.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)