Frango, ovo, milho e inflação em março de 2011

Publicado em 08/04/2011 10:42
Embora tenha experimentado valorização de quase 20% nos últimos doze meses e de 26% neste ano (variações ponta a ponta no preço médio de março de 2011 em relação ao preço de março/10 e dezembro/10), na vigência do real (isto é, da segunda metade de 1994 para cá) o ovo permanece com uma remuneração muitíssimo aquém da inflação acumulada desde então.

Mais exatamente, enquanto a inflação (tendo como base, aqui, o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas) registra variação de, praticamente, 355%, o ovo está com preço que é 200 pontos percentuais inferior. Ou seja: se tivesse acompanhado a inflação estaria sendo remunerado por não menos que R$87,00/caixa. Mas fechou março a pouco mais da metade desse valor.

O frango registra resultados melhores, mas também pouco favoráveis. Valorizou-se 33,5% nos últimos 12 meses, mas acabou fechando março com um valor 2,4% inferior ao de dezembro/10. Além disso, acumulou, na vigência do real, ganho de apenas 238,3%, contra os já mencionados 355% do IGP-DI. Alcançou em março um preço médio de R$2,03/kg. Porém, pela inflação, deveria ter sido remunerado por valor pelo menos um terço maior.

Entre os três produtos da agropecuária, o milho é o único que caminha mais próximo da inflação. Assim, valorizou-se 13% no ano e quase 77% em 12 meses. Por isso, está apenas 39 pontos percentuais abaixo da inflação acumulada desde 1994. Recuperou grande parte do terreno perdido nos últimos 17 anos, mas penaliza – e duramente – os segmentos da produção dependentes do seu consumo.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)