Ministério da Agricultura apertará as normas de qualidade do leite

Publicado em 24/03/2011 08:06
Uma das medidas é a redução no limite de bactérias presentes nos tanques. As regras valerão a partir de julho para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A partir de julho, o Ministério da Agricultura dará mais um aperto nas normas que definem a qualidade do leite produzido no país.

A medida está prevista na Instrução Normativa 51 que entrou em vigor em 2005. A partir de primeiro de julho, será colocada em prática uma nova etapa.

Por exemplo, o limite de bactérias presentes nos tanques comunitários, que hoje é 750 mil unidades por ml, será reduzido para 300 mil unidades.

Outra restrição será imposta à quantidade de células somáticas presentes no leite, que podem apontar alguma doença no rebanho. Esse limite hoje é de 750 mil células por ml e será reduzido para 400 mil células.

O produtor que descumprir esses limites poderá ficar impedido de fornecer o leite para o laticínio.

Esses limites vão valer a partir do dia primeiro de julho para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No próximo ano, passarão a valer também para o Norte e Nordeste.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)