Preços da carne suína e de aves vão subir

Publicado em 22/02/2011 09:44
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) espera aumento de pelo menos 8,97% no preço da carne suína e de aves em 2011. A projeção é baseada na nova regra tributária determinada pelo governo, que isentou os frigoríficos do recolhimento do PIS e da Cofins.

A estimativa foi anunciada pelo presidente da entidade, Sussumu Honda. Para ele, as pessoas que passaram a consumir mais carnes de frango e suína, devido ao aumento de preço da carne bovina, terão dificuldade em adquirir o produto.

“Na nossa cesta dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados, as carnes representam quase 15% do valor. Essa participação é muito alta e deverá pressionar os índices de inflação”, acredita.

Assim, Honda defende a desoneração de impostos para toda a cadeia e não apenas à indústria. “Ao isentar apenas uma parte dela, o governo deixa o ônus somente para o varejista. Já vimos esse filme antes”, afirma o presidente.

Carne bovina
De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP), o preço da arroba do boi acumulou alta de 33,5% entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, enquanto o preço da carne nos supermercados registrou 26,8% de alta, segundo pesquisa do instituto alemão GfK.

Em outubro do ano passado, quando o preço da carne atingiu o seu pico, a arroba do boi variou 20,2% (na comparação com o mês anterior), enquanto nos supermercados esta variação foi de apenas 3,5%.

“Já absorvemos o que era possível. Além do custo da produção repassado pelos frigoríficos, arcamos com a incidência de tributos de toda a cadeia, o que onerou a carne bovina em 6,12%. Apesar dos aumentos, repassamos o mínimo ao consumidor, que, agora, com as regras estendidas também às carnes de aves e de suínos, ficará sem a alternativa”, finaliza Honda.

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)