Frango, ovo, milho e inflação em janeiro de 2011

Publicado em 09/02/2011 08:40
Como o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas, teve variação de 0,98% em janeiro passado, entre os três produtos avaliados só o milho teve variação real positiva – por sinal, significativa, de 8,74%. Já frango vivo e ovo iniciaram o exercício com preços negativos e quedas de, respectivamente, 5,77% e 4,33%.

Levados em conta os 12 meses encerrados em janeiro de 2011, os três produtos superaram o IGP-DI que, no período, ficou em 11,27%. Mas prevalece uma grande distância (intransponível, pode-se dizer) entre os ganhos obtidos por frango e ovo (24% e 16% respectivamente) e aqueles obtidos pelo milho (58% no período).

Essa distância cresce ao analisarem-se os quatro itens – IGP-DI, frango, ovo e milho – na vigência do real (agosto de 1994 = 100).

É verdade, aqui, que a evolução do IGP-DI continua sendo superior à do frango, ovo e milho. Mas o milho terminou janeiro de 2011 com apenas 48 pontos percentuais abaixo do IGP-DI, enquanto a defasagem do frango vivo está em 121 pontos percentuais e o ovo – em situação muitíssimo pior – tem 255 pontos percentuais a menos que o IGP-DI.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)