Frango puxa aumento anual de 27,5% na receita cambial das carnes

Publicado em 02/02/2011 08:38
Janeiro tem sido, habitualmente, um mês de fracos resultados para as exportações brasileiras, isto é, não só as de carnes. Assim, pode ser considerado normal o fato de a receita cambial obtida pelas carnes no mês ter recuado 6,3% em relação a dezembro.

Mesmo assim não deixa de ser excepcional o fato de, comparativamente a janeiro de 2010, essa receita cambial ter aumentado 27,5%. Mas, neste caso, a contribuição principal veio da carne de frango (cuja receita aumentou 51,4%), já que a receita da carne bovina aumentou apenas 4% e da carne suína recuou 0,2%.

Quase idêntica situação foi observada em relação aos volumes exportados: em relação a janeiro de 2010, caíram significativamente os embarques de carne suína e bovina, enquanto os de frango aumentaram mais de 28%.

Menos mal que o preço médio das três carnes continue em evolução. Em um ano, as carnes suínas valorizaram-se 17%, enquanto a carne bovina teve o dobro de valorização – 34%. Curiosamente, porém, em relação a dezembro de 2010 o preço médio da carne bovina teve pequeno retrocesso, enquanto o das carnes de frango e suína apresentou ligeira valorização.

Esses resultados, divulgados pela SECEX/MDIC, referem-se apenas às carnes in natura.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)