Leite: Época de chuvas favorece aparecimento de doença que reduz produção, a mastite

Publicado em 24/01/2011 07:25
Esta época de chuvas constantes favorece o aparecimento da mastite, uma inflamação da glândula mamária das vacas leiteiras, que diminui a produção dos animais doentes.

Na Escola Agrícola de Jacareí o trabalho de ordenha há 18 vacas em lactação e onde há registro de casos de mastite no lugar. A doença é mais comum na época chuvosa porque o animal fica mais tempo em contato com a lama e com as vezes que se espalham na água. E é um ambiente propício para o surgimento da bactéria.

A mastite ou mamite, como também é conhecida, é uma infecção provocada por bactérias. Um dos principais sintomas é o inchaço do úbere e do teto. A vaca sente muita dor ao ser ordenhada.

Uma das maneiras para saber se a vaca está com mastite é fazer o teste da caneca, encontrada à venda no mercado. Ela tem uma tela escura na superfície. Antes de tirar o leite, é preciso ordenhar um pouco cada uma das tetas na caneca. Quando a vaca está livre da mamite a coloração do leite é normal. Quando a vaca tem a doença, aparecem grumos misturados ao leite.

“O mais importante para prevenir a doença é a higienização dos tetos pós-ordenha. Dentre as diversas ferramentas para o controle e prevenção da mastite, talvez essa seja a que cause mais impacto. Existem no mercado soluções de iodo e de cloro, por exemplo. Essa operação é feita após a ordenha. Tira o equipamento de ordenha. Então, faz-se a imersão dos tetos nessa solução. O teto fica marcado com a solução. É importante imergir ao menos ¾ do teto na solução. É importante que todo o teto fique desinfetado. Tem que deixar secar. A higienização também pode ser feita antes da ordenha com outro tipo de solução. Faz a secagem do teto e o acoplamento do equipamento de ordenha”, explicou o veterinário José Claudio Carvalho.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)