Na exportação, só carne de frango salgada recupera preços de 2008

Publicado em 21/01/2011 08:19
Considerados os resultados apresentados pelo setor exportador em dezembro de 2010, constata-se que apenas um dos quatro itens de carne de frango exportados pelo Brasil encerrou o exercício com preço médio maior que o recorde registrado em 2008: a carne de frango salgada.
O pico de preços, para os quatro itens, ocorreu entre agosto e setembro de 2008, ocasião em que a crise econômica começou a fazer suas primeiras vítimas. A carne de frango exportada foi uma delas. Tanto que, seis meses depois (fevereiro-março de 2009), o preço médio do frango inteiro e dos cortes exportados registrava recuo da ordem de 40%, enquanto industrializados e carne de frango salgada acusavam quedas superiores a 30%.

Exceto para os industrializados, a recuperação vem ocorrendo de maneira paulatina. Assim, enquanto os cortes de frango fecharam 2010 com um valor apenas 10% menor que o do pico de 2008, a diferença para o frango ficou em 6%. Mas só a carne de frango salgada superou o pico anterior, com ganho de 1,5%.

Já os industrializados, produto de maior valor agregado exportado pela avicultura brasileira, obtiveram no fechamento de 2010 preço médio que os mantêm quase 20% abaixo do maior valor atingido em 2008. É, não há dúvida, um desempenho confirmador de que a crise econômica mundial permanece longe de ser superada.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)