Preços globais recordes não alcançam a carne de frango

Publicado em 07/01/2011 08:43
A constatação, feita pela Organização das Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de que os alimentos iniciam o ano com preços globais recordes abrange o conjunto das três principais carnes negociadas internacionalmente (bovina, suína e de frango), mas não a carne de frango, individualmente, cujo preço médio permanece bem aquém do alcançado na fase pré-crise econômica mundial, em 2008.

Na verdade, o Índice médio das três carnes continua sendo fortemente influenciado (para cima) pela carne de frango, que superou o desempenho das outras duas carnes de 2007 para cá. Mas depois de (comparativamente à média registrada entre 2002 e 2004) quase dobrar de preço no final de 2008, a carne de frango experimentou forte perda de preço em 2009 e, a despeito da recuperação mais recente, continua sendo negociada por valor cerca de 15% inferior ao atingido quase dois anos e meio atrás.

Embora não tenha alcançado a exuberância demonstrada pelo frango, a carne suína apresentou desempenho idêntico nas fases pré-crise, crise e pós-crise. Ou seja: após as altas, também perdeu preço em 2009, sem recuperá-lo até agora.

A carne bovina foi a que menos se beneficiou da fase de alta observada momentos antes da eclosão da crise econômica mundial. Assim, enquanto naquela ocasião os preços do frango registravam evolução superior a 90% (em relação a 2000-2004), os da carne bovina mal conseguiam um incremento de 15%. Em contrapartida a bovina é a única das três carnes a registrar, no momento, preços historicamente recordes.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)