Frango vivo inicia 2011 em mercado firme

Publicado em 05/01/2011 08:12
A despeito de todas as previsões de que a alta das carnes deve se estender por um bom período de 2011 é impossível prever o que possa ocorrer no setor em janeiro. Porque, no mês, o consumo retrocede em relação ao mês anterior e ainda é afetado pela menor capacidade aquisitiva do consumidor, às voltas com as obrigações financeiras deixadas pelas Festas e com os tradicionais compromissos de todo início de ano (IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outros).

Mesmo assim, o Ano Novo começa auspicioso para o frango vivo, visto que o mercado permanece firme como em dezembro – fato provavelmente inédito em se tratando do início de um novo exercício.

Naturalmente, a situação fluirá conforme a evolução do consumo. Mas tudo indica que, não havendo interferência de produto integrado, os preços continuarão firmes, pois a oferta de aves vivas criadas especificamente para o mercado independente permanece restrita.

Nos dois primeiros dias de negócios do ano, o frango vivo continuou sendo comercializado no interior paulista pelos mesmos R$2,10/kg vigentes na maior parte de dezembro passado.

Esse valor se encontra 31% acima daquele registrado em 4 de janeiro de 2010. Mas, então, o preço da ave já experimentava o início de um processo de deterioração que, embora lento nos dois primeiros meses do ano, só seria revertido seis meses depois, na virada do primeiro para o segundo semestre.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)