Carne de frango manteve posições na pauta exportadora de 2010

Publicado em 05/01/2011 08:11
Segundo item da pauta de produtos agropecuários, atrás somente do complexo soja e à frente, entre outros, do café, da carne bovina, do milho em grãos e do fumo em folhas; quarto item da pauta de produtos básicos, logo após minério de ferro, petróleo em bruto e soja em grão; e quinto produto de toda a pauta exportadora brasileira, após os três básicos citados e o açúcar em bruto.
Em resumo, no ano que passou a carne de frango manteve as mesmas posições ocupadas em 2010 e, com receita de US$5,788 bilhões, contribuiu com 2,9% de toda a receita cambial brasileira.

É verdade, aqui, que a participação do produto na pauta exportadora recuou 6,5% (de 3,1% em 2009 para 2,9% em 2010). Mas isso foi devido não a uma redução na receita do frango, mas ao significativo aumento das exportações de minério de ferro e petróleo em bruto. Aliás, a receita cambial da carne de frango no ano apresentou evolução de 20%.

A ressaltar que os dados da SECEX/MDIC ora apresentados estão restritos à carne de frango in natura. Ou seja: com a inclusão final de industrializados e de carne de frango salgada

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)