Rússia abre espaço para o frango

Publicado em 05/01/2011 06:14
Os exportadores brasileiros de frango terão mais espaço para disputar o mercado russo. Segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), a Rússia eliminou a distinção geográfica que privilegiava compras de cortes dos Estados Unidos e da União Europeia, cujas cotas eram de, respectivamente, 600 mil toneladas ao ano e 144,3 mil t/ano. Com a mudança, oficializada ontem (4), o Brasil disputará com todos os demais países exportadores do produto a cota de 350 mil toneladas por ano. Até então, o frango brasileiro acessava o mercado russo via cota "outros países", com limite de 35,7 mil toneladas por ano. Mesmo o fato do novo limite ser resultado de uma redução de 55% em comparação com o volume permitido em 2010 (780 mil toneladas/ano), o presidente da Ubabef, Francisco Turra, destaca que, agora, o Brasil disputará mercado de igual para igual com os demais países. "Não alimentamos a esperança de fazer performance melhor do que em 2010, mas alivia a situação."

Em princípio, as novas cotas são para carne de frango congelada desossada, congelada com osso em leg quarters e halves e carne de peru desossada e congelada. "Estamos esperando informações", diz o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)