Criadores de frango do norte do RS estão sem ração para alimentar as aves

Publicado em 16/12/2010 09:41
Nos últimos dois dias o trabalho de seu Argeni tem sido recolher frangos mortos. No aviário com 18 mil aves, pelo menos três mil morreram em pouco mais de 24 horas. Segundo seu Argeni, dos 43 dias de vida desses frangos, em pelo menos 12 eles ficaram sem ter o que comer. Com a falta de ração muitos morreram e os que sobrevivem estão fracos e machucados. Alguns animais chegaram a ferir os outros na tentativa de se alimentar. “Eu fiquei aproximadamente uma semana colocando apenas um pouquinho de ração por dia e de quatro dias para cá eles ficaram sem ração”, contou o criador Argeni dos Santos.

A empresa fornecedora disse que houve um problema na produção de ração, o que comprometeu o abastecimento a dezenas de produtores nas últimas semanas.

No município de Água Santa, cerca de 50 famílias trabalham com criação de frangos integrada à mesma empresa. “O produtor é obrigado a se enquadrar nos termos da empresa, precisa ter todo o equipamento necessário para atender a demanda e a necessidade de produção, mas na hora da produção, acaba faltando a ração, que é responsabilidade da empresa repassar”, explicou Carlos Alberto Possebon, secretário de Agricultura de Água Santa.

A prefeitura providenciou a remoção dos animais e deverá enterrá-los na quinta-feira.

A empresa informou que uma parte da ração foi repassada no fim da tarde de quarta-feira e que o abastecimento deve ser normalizado nos próximos dias. Tomara que os frangos resistam.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)