Produção de aves cresce no Mato Grosso

Publicado em 16/12/2010 08:21
Nova Mutum (a 264 km de Cuiabá) se destaca como o segundo o maior produtor de aves do país. O município detém 12,894 milhões de animais, representando 27,3% da produção estadual, somada em 47,094 milhões de cabeças. A liderança entre as cidades brasileiras com maior número no efetivo de galináceos é do município goiano Rio Verde, que possui 14,320 milhões de aves. No âmbito estadual, o Paraná ocupa a primeira posição com 252,9 milhões de animais. O somatório de galos, frangas, frangos, pintos e galinhas atingiu 1,234 bilhão de unidades em 2009 em todo o Brasil. Campo Verde (MT) detém o 5ª maior efetivo de aves entre os municípios brasileiros, 10,6 milhões de cabeças.

O presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav-MT), Aléssio Vilson Di Domênico, explica que o segmento no estado expandiu consideravelmente nos últimos 6 anos. "Praticamente dobramos a produção". Ele revela que a vinda de novas unidades frigoríficas contribuiu para este cenário. Hoje o Estado tem 6 empresas com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e uma com certificado do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Conforme ele, a avicultura mato-grossense apresenta resultados positivos, mantendo um crescimento médio de 5% a 10% a cada ano.

Suínos - Mato Grosso produziu no ano passado 1,864 milhões de suínos. No país, totalizam 38,045 milhões de cabeças. O diretor executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues de Castro Júnior, conta que o Estado tem facilidade para manter a produção aquecida, isso em função da oferta de grãos, principal alimento utilizado para a engorda do animal. De acordo com ele, em Mato Grosso há 4 indústrias, localizadas em Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. "Há expectativa para mais uma unidade em Rosário D"Oeste".

Fonte: Gazeta Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)