Vendas no mercado interno garantem resultados favoráveis aos suinocultores

Publicado em 16/11/2010 07:53
Um dos motivos apontados pelo setor é a alta dos preços da carne bovina ao consumidor.
Enquanto as vendas externas de carne suína do Brasil continuam a cair em volume, a forte demanda interna tem compensado os produtores. De janeiro a outubro, a retração das exportações foi de 9,75%. Já, no mesmo período, a comercialização no mercado brasileiro cresceu 7,9%.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, o melhor poder aquisitivo da população tem contribuído para o aquecimento dentro do país. Camargo Neto destaca também a alta da carne bovina, o que faz com que os consumidores optem por outras proteínas.

- Não só o poder aquisitivo da população melhorou, de um modo geral, como nos últimos tempos, a carne bovina, que é uma concorrente direta em proteína animal, subiu muito. Há uma falta de animal para abate, então os preços subiram. E o produtor e a indústria de suínos preferiram vender no mercado interno por um preço melhor do que conseguiria alcançar na exportação - explica.

Em outubro, o Brasil exportou 49,713 mil toneladas. Isto representa uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2009. A receita foi de US$ 124,48 milhões, redução de 4,62% em valor.

Fonte: Rádio Gaúcha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)