Carne de frango: Rússia está novamente entre os seis maiores importadores do Brasil

Publicado em 03/11/2010 08:21
Dados da SECEX/MDIC relativos, exclusivamente, à carne de frango in natura mostram que nos nove primeiros meses do ano a Rússia colocou-se como o sexto principal importador do produto brasileiro. Retorna, assim, à mesma posição que já havia ocupado em 2008, depois de - no ano passado – sequer aparecer no ranking dos “dez mais”.

O Japão é outro país que retorna à posição de 2008 – mais exatamente, para o primeiro lugar, cedido à Arábia Saudita no ano passado. Fora isso, os cinco principais importadores do frango brasileiro – pela ordem, em 2010, Japão, Arábia Saudita, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Venezuela – permanecem os mesmos dos últimos três anos e, até o momento, vêm respondendo por pouco mais da metade da receita cambial obtida pelo Brasil com a exportação da carne de frango in natura.

Notar que, entre esses cinco, apenas um – Hong Kong – registra receita cambial menor que a do mesmo período do ano passado. Esse é o efeito do aumento das exportações – agora diretas – para a China, cujas compras neste ano geraram uma receita cambial 1.675% superior à do período janeiro-setembro de 2009.

Chama a atenção, no presente ranking, a ausência absoluta de países da União Europeia. No ano passado, só a Holanda esteve entre os dez maiores importadores do Brasil, mas há 10 anos (2000) o ranking tinha quatro países da UE ou, além da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Espanha.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)