Frango tem maior valorização interna do que externa

Publicado em 06/10/2010 09:05
Dados da SECEX/MDIC e de mercado interno (Jox Assessoria Agropecuária) possibilitam constatar que a relação de preços entre o frango exportado e o comercializado internamente atingiu seu pior índice em 33 meses (para o frango exportado) em setembro passado. A análise leva em conta o preço médio (US$/t) da carne de frango in natura exportada e o preço médio (US$/kg) do mesmo produto comercializado no grande atacado da cidade de São Paulo.

Partindo-se de um índice “100” em janeiro de 2008, observa-se que no terceiro trimestre daquele ano o produto comercializado internamente valorizou-se mais que o exportado. Foi então que eclodiu a crise econômica mundial e ambos os mercados despencaram.

A reversão só voltaria a ocorrer a partir do segundo trimestre de 2009, neste caso com ganhos maiores do produto comercializado no mercado interno – uma situação de curta duração, visto que a alta produção do primeiro semestre de 2010 ocasionou nova e forte desvalorização interna.
Em setembro passado, porém, os preços internos registraram inesperada e bastante elevada valorização. A ponto de – comparativamente aos valores registrados em janeiro de 2008 – apresentarem um ganho (em dólar, note-se) de 33%. Já o produto in natura exportado obteve, em setembro, valorização de 6% sobre janeiro de 2008.

Esse comportamento – é indispensável ressaltar – não significa melhor remuneração do frango comercializado internamente: no período analisado, o frango exportado registrou, em média, preço 32% superior àquele observado no mercado interno. Mas com a valorização ocorrida em setembro passado, essa diferença ficou em apenas 7%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)