IBGE: distribuição nacional do abate inspecionado de frango no 1º trimestre

Publicado em 07/07/2010 10:30
No quadro abaixo, a distribuição estadual e regional do volume de carne de frango produzida em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal. O total divulgado pelo IBGE, pouco mais de 2,529 milhões de toneladas, corresponde a 89% do total apontado pela APINCO para o período – cerca de 2,838 milhões de toneladas.

A diferença se explica, pois ainda há abates sem inspeção em várias UFS, da mesma forma que algumas UFs não possuem nenhum tipo de inspeção no abate – caso aplicável, aparentemente, aos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão e Rio Grande do Norte, nos quais o IBGE não aponta abates de frango.

Considerados apenas os números divulgados para as UFS com produção identificada (quatro UFS - Rondônia, Acre, Tocantins e Distrito Federal, os dois últimos com produção expressiva, tiveram sua produção desidentificada, por contarem com menos de quatro estabelecimentos informantes), constata-se que a Região Sul responde, isoladamente, por quase três quintos do abate inspecionado nacional (58%), vindo a seguir a Região Sudeste, com 22% do total.

Os números do IBGE correspondem, muito de perto, àqueles apontados pelo próprio setor avícola. No primeiro trimestre de 2010, por exemplo, os pintos de corte alojados no Sul e no Sudeste (dados da APINCO) corresponderam a 55% e 23% do total nacional.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força
undefined