Produtores jogam leite fora em Livramento/RS

Publicado em 25/03/2010 09:31
Período sem luz em Livramento por causa de temporal afetou negócios.
Sem luz em sua propriedade rural desde as 19h de domingo, o produtor de leite Genaro Cunha, 35 anos, de Santana do Livramento, contabilizava na terça-feira(23) mais de R$ 8 mil em prejuízos. O temporal que assolou a cidade deixou mais de 400 clientes da zona rural, muitos deles produtores rurais, sem energia.

Na falta de energia para refrigerar o leite, o produtor já descartou 3 mil litros estragados. O produto deveria ter sido vendido à uma beneficiadora, como ocorre diariamente. Cunha adquiriu um pedaço de terra na localidade de Cerros Verdes recentemente, na esperança de obter bons lucros. No entanto, desde que se mudou para a propriedade, cada previsão de chuva é motivo de preocupação:

– A rede é muito instável, qualquer vento corta luz. Mas nunca havia ficado tanto tempo sem energia – diz.

Além do leite que não conseguiu vender, pelo menos quatro de seus 140 bovinos com especialidade leiteira estão com uma inflamação no úbere devido à falta de ordenha. O produtor diz que são vacas que não poderão mais ser usadas para este fim. Cada uma custou cerca de R$ 4 mil.

No noroeste do Estado, o mau tempo causou mais apreensão. Três Passos e Santo Cristo, afetados pelo vendaval de segunda-feira, foram atingidos ontem por chuva e vento. Lonas que protegiam as residências danificadas acabaram voando com as rajadas.

Contraponto
O que diz a AES Sul
A AES Sul informou que desde domingo atende às ocorrências, mas devido à complexidade e à extensão do estrago ainda trabalha na zona rural. Até ontem, eram 20 equipes para atender a 20 ocorrências de dano. A previsão era de que o trabalho fosse concluído entre ontem e hoje.

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força
undefined