Comissão Europeia planeja medidas de emergência para combater a gripe aviária na Polônia

Publicado em 14/04/2025 09:33

Logotipo Reuters

VARSÓVIA (Reuters) - A Comissão Europeia planeja adotar medidas de emergência na próxima semana para impedir a propagação da gripe aviária em duas regiões da Polônia, disse um porta-voz na sexta-feira.

Houve 73 surtos confirmados de Gripe Aviária Altamente Patogênica (GAAP) na Polônia nos últimos dois meses, com 53 deles nas regiões da Mazóvia e Grande Polônia.

"Dada a grande escala dos surtos (nessas duas regiões)... é necessário adotar medidas emergenciais adicionais a serem aplicadas nessas áreas de alto risco, reforçando as medidas de prevenção e controle", disse o porta-voz em uma declaração por e-mail.

"A previsão é que as medidas sejam adotadas pela Comissão na próxima semana. Essas medidas também visam, com essas medidas de prevenção, proteger a indústria avícola polonesa de forma mais ampla."

O porta-voz não deu mais detalhes sobre o que as medidas de emergência envolveriam, mas disse que elas foram discutidas com as autoridades nacionais e regionais, que concordaram com elas.

Em uma resposta por e-mail às perguntas da Reuters, o Ministério da Agricultura polonês disse que as medidas extraordinárias "consistiriam principalmente na introdução de uma proibição de novas fazendas localizadas na área sujeita a restrições até que a epidemia de IAAP seja controlada".

"As autoridades polonesas... estão conduzindo um diálogo intensivo com a CE para limitar as restrições territoriais e obter derrogações para a movimentação de outros produtos originários de aves e das atividades de incubadoras de aves", acrescentou o ministério.

O diário polonês Gazeta Wyborcza informou na quinta-feira que a Comissão Europeia queria proibir a exportação de aves da Polônia devido à gripe aviária.

No entanto, o ministro da Agricultura polonês, Czeslaw Siekierski, foi citado pela agência de notícias estatal PAP na sexta-feira dizendo que era "muito cedo" para falar sobre tal possibilidade.

Reportagem de Alan Charlish, reportagem adicional de Barbara Erling e Anna Wlodarczak-Semczuk Edição de Gareth Jones, Kirsten Donovan

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado em São Paulo sobe 1,60% nesta terça-feira (6) Frango no atacado em São Paulo sobe 1,60% nesta terça-feira (6)
Cotações no mercado de suínos têm leves altas nesta terça-feira (6)
Frango: preços estáveis ou com quedas tímidas nesta segunda-feira (5)
Cotações no mercado de suínos nesta segunda-feira (5) em sustentação
Tyson Foods supera estimativas de lucro com forte demanda por carne de frango
Conbrasul Ovos 2025 anuncia pacote de benefícios inédito para participantes Membro Conbrasul Premium (MCP)