Suínos/Cepea: lenta liquidez em janeiro já era esperada pelo setor

Publicado em 14/02/2025 07:43


Mercado em janeiro

As vendas no mercado suinícola nacional estiveram abaixo do esperado em dezembro e, em janeiro, esse cenário persistiu. Vale lembrar, no entanto, que, a lenta liquidez em janeiro já era esperada pelo setor, tendo em vista as despesas extras da população nesse período e as férias escolares, que enfraquecem o poder de compra do consumidor.

Preços e exportações

De acordo com os dados da Secretaria de Comercio Exterior (Secex), em janeiro, o Brasil exportou 104,6 mil toneladas de carne suína, volume 3% abaixo do observado em dezembro/24, mas 6,3% a mais que em janeiro/24. Apesar desse leve recuo mensal, o volume embarcado é recorde para um mês de janeiro, considerando-se a série histórica da Secex, iniciada em 1997.

Relação de troca e insumos

O preço do suíno vivo registrou queda acentuada em janeiro, cenário que resultou em diminuição no poder de compra frente ao milho e ao farelo. Trata-se do segundo mês consecutivo de retração no poder de compra. 

Carnes concorrentes

Os preços da carne suína caíram no mercado atacadista da Grande São Paulo em janeiro. Quanto às principais carnes substitutas, os valores da carcaça casada bovina registraram leve baixa, enquanto os do frango tiveram alta. Nesse cenário, a competitividade da proteína suinícola aumentou em janeiro em relação a essas carnes.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações em campo misto fecham a sexta-feira (25) para o mercado do frango Cotações em campo misto fecham a sexta-feira (25) para o mercado do frango
Preço do suíno vivo cai timidamente no Paraná e em Minas Gerais nesta sexta-feira (25)
Agência agrícola dos EUA retira proposta que visa reduzir riscos de Salmonella em aves
Frango/Cepea: Média do vivo é a maior desde ago/22
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao farelo é o menor em 3 meses
Preço do frango congelado em SP cai 1,37% nesta quinta-feira (24)