ACCS recebe diretoria do BRIPAEM para alinhar projetos estratégicos em 2025

Publicado em 17/01/2025 10:07
Encontro discutirá alternativas para abrir rota do milho e impulsionar a competitividade no Mercosul

Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2024, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) será anfitriã de uma importante reunião da diretoria do BRIPAEM (Bloco Regional de Governadores, Prefeitos, Autoridades e Empresários do Mercosul). Durante dois dias, empresários, prefeitos, e representantes dos governos do Uruguai, Paraguai, Argentina e da Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina irão debater estratégias para a implementação da rota do milho, considerada essencial para reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade do agronegócio regional.

O encontro busca viabilizar um novo trajeto para a importação de milho, conectando o Paraguai, passando pela Argentina e entrando no Brasil por Dionísio Cerqueira (SC). A rota, que atenderia especialmente as regiões Oeste e Meio-Oeste catarinenses, apresenta um percurso significativamente menor do que o atual, que utiliza Foz do Iguaçu como ponto de entrada. “Essa mudança trará benefícios diretos às nossas empresas, cooperativas e produtores independentes, além de outros setores que dependem do milho para suas produções,” destacou a ACCS.

BRIPAEM: integração e desenvolvimento regional

Com o objetivo de promover comércio, infraestrutura e cooperação multissetorial no Mercosul, o BRIPAEM tem como visão ser o principal agente de integração sustentável da região. Sua missão é facilitar projetos estratégicos que conectem mercados, reduzam custos logísticos e ampliem a competitividade regional, beneficiando empresas, comunidades e governos.

O evento marcará um importante ponto de partida para a execução da rota do milho, alinhando ações que priorizem eficiência e benefícios socioeconômicos. A ACCS reafirma seu compromisso em liderar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento da suinocultura e do agronegócio catarinense, reforçando o papel do estado como referência nacional e internacional no setor.

Fonte: ACCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango
Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17) Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)
Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão
Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor
Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária
Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas