França iniciará segunda campanha de vacinação contra gripe aviária em outubro

Publicado em 20/08/2024 07:40

PARIS, 20 de agosto (Reuters) - A França lançará uma segunda campanha de vacinação contra a gripe aviária entre patos de criação em outubro, após um programa inaugural bem-sucedido no ano passado, disse o ministro da Agricultura, Marc Fesneau, na terça-feira.

A doença, comumente chamada de gripe aviária, foi detectada em uma granja avícola na França na semana passada pela primeira vez desde janeiro, antes do pico sazonal esperado durante o outono e o inverno.

A gripe aviária pode ser mortal para aves e devastou rebanhos de fazendas no mundo todo nos últimos anos.

Também houve evidências de transmissão além de aves, incluindo entre vacas leiteiras e trabalhadores de fazendas nos Estados Unidos.

"Vamos relançar uma grande campanha de vacinação porque isso provou sua eficácia", disse Fesneau à rádio France Info.

As autoridades encomendaram quase 68 milhões de doses de vacina da empresa francesa Ceva Sante Animale e da alemã Boehringer Ingelheim para a próxima campanha, após vacinar cerca de 50 milhões de patos no ano passado, acrescentou o Ministério da Agricultura em um comunicado.

O custo do segundo programa de vacinação será semelhante aos aproximadamente 100 milhões de euros investidos no ano passado e seria financiado em 70% pelo governo, disse Fesneau.

Isso é menos do que a contribuição governamental de 85% no ano passado e reflete o objetivo de transferir gradualmente o custo para o setor avícola, disse ele.

A França também está planejando campanhas de vacinação para conter outros dois vírus do gado: a língua azul e a doença hemorrágica epizoótica, ou DHE.

As autoridades estão fornecendo milhões de doses de vacinas contra a língua azul gratuitamente para fazendas de ovelhas e gado depois que uma nova variante da doença, que pode ser mortal para ruminantes, se espalhou do norte da Europa.

Até 14 de agosto, 41 surtos de língua azul foram detectados no nordeste da França, disse o ministério. A campanha de vacinação começou na semana passada.

Para a EHD, um fator por trás dos protestos dos fazendeiros franceses no início deste ano, uma vacina estará disponível em breve, disse Fesneau.

A doença continua a se espalhar entre o gado no sudoeste da França, onde milhares de casos foram detectados.


Reportagem de Gus Trompiz, Gilles Guillaume e Sybille de La Hamaide; edição de Christina Fincher

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conbrasfran 2024 reúne BRF, Vibra, Mapa e UFRGS para discutir segurança do alimento em plantas de abate em Gramado, RS
Cargill anuncia parceria com Coamo na área de ração para aves e suínos
Produção paranaense de frangos, suínos, ovos e leite cresce acima da média nacional
Suínos/Cepea: Poder de compra do suinocultor aumenta
Frango no atacado em São Paulo sobe 1,50% nesta terça-feira (10)
Preços no mercado de suínos se sustentam nesta terça-feira (10) com predomínio de estabilidade