Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte

Publicado em 22/07/2024 15:40

A Embrapa Suínos e Aves publicou em sua base de dados um documento de opinião científica sobre a aplicação de procedimentos de inspeção com base em risco na cadeia produtiva de aves do Brasil. O documento é uma resposta à demanda do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), apresentada para a Embrapa em 2014. Para atender a esta demanda, foi iniciado o trabalho para “Revisão e modernização dos procedimentos de inspeção ante mortem e post mortem aplicados em abatedouros-frigoríficos de frangos de corte com inspeção federal”.

O projeto tem participação da equipe da Embrapa Suínos e Aves e especialistas das Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS). Também contribuíram as equipes técnicas do Dipoa, Sipoas (Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e SIFs (Serviços de Inspeção Federal), em especial na etapa final de validação em abatedouros frigoríficos registrados no SIF.

A publicação é uma das etapas do projeto, que avalia toda a coleta de dados e serve de base para a execução das demais fases da pesquisa. No total, são 27 capítulos que foram escritos por todos os colaboradores do projeto.

Para acessar o documento, basta clicar aqui.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS