Newcastle: MAPA suspende, temporariamente, exportações de carne de frango, ovos e produtos avícolas

Publicado em 19/07/2024 09:52

O Ministério da Agricultura e Pecuária decidiu pelo autoembargo após o diagnóstico positivo da doença de Newcastle em um estabelecimento comercial no Rio Grande do Sul e suspendeu as exportações de carne de frango, ovos e demais produtos avícolas. A medida faz parte dos requisitos sanitários definidos com cada país importador depois da confirmação do caso. 

Ainda de acordo com as informações do MAPA, as restrições obedecem também às diretrizes que foram estabelecidas nos Certificados Sanitários Internacionais (CSI). Assim, obedecendo às determinações alinhadas com cada país importador, as medidas estão sendo adotadas. No quadro nacional, as exportações de carne de frango brasileira estão bloqueadas, momentaneamente, para Argentina e União Europeia. 

Já para o Rio Grande do Sul, o bloqueio alcança um número maior de países, sendo eles: África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, China, Cuba, Egito, Filipinas, Georgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Segundo o analista de mercado Fernando Henrique Iglesias, da Safras & Mercado, o foco da doença tem gerado bastante apreensão no mercado mercado, mas com os protocolos sendo seguidos a risca, o que ajuda a equilibrar o cenário e garantir mais segurança aos mercados. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: MAPA suspende, temporariamente, exportações de carne de frango, ovos e produtos avícolas
Agricultura inicia plano de ação para contenção de foco da doença de Newcastle
Mapa declara emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul em função da doença de Newcastle
Frango/Cepea: Avicultor paulista recupera poder de compra em julho
Preço da carcaça suína especial registra ganho de 0,84% em São Paulo
Frango: Preço no atacado paulista registra baixa de 1,57% nesta 5ª feira