Governo do Tocantins finaliza estudos sorológicos para comprovação de ausência de doenças em aves e suínos

Publicado em 19/06/2024 16:22
Tocantins possui status de livre de Peste Suína Clássica, Influenza Aviária e Doença de Newcastle

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), finaliza a colheita em campo e envio de amostras de dois estudos sorológicos no plantel de aves e no rebanho de suínos. As últimas amostras foram encaminhadas para o laboratório nessa terça-feira, 18. O estudo visa comprovar as ausências dos vírus de Influenza Aviária e Doença de Newcastle nas aves e da Peste Suína Clássica nos suínos.

O estudo de Influenza Aviária e Doença de Newcastle nas aves teve início em janeiro e foi realizado na avicultura comercial e de subsistência, em 22 municípios e 45 propriedades rurais, onde foram realizadas e enviadas para laboratório 518 amostras. Já o estudo de vigilância sorológica e clínica em suínos foi realizado em criação comercial local e tecnificadas em 211 propriedades de 92 municípios, sendo enviadas 922 amostras para laboratório, das quais 761 já foram concluídas e não houve comprovação do vírus da PSC.

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocadio, as colheitas realizadas nas propriedades e o envio do material para os laboratórios ocorreram dentro dos prazos estipulados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, bem como, foram observadas todas as exigências do estudo. “É um trabalho que requer segurança, agilidade e determinação, pois as amostras precisam chegar ao nosso núcleo epidemiológico para fazer a triagem em tempo hábil para que este material não se perca,” explicou Sérgio Liocádio.

“A avicultura e a suinocultura são dois setores que estão em crescimento no Tocantins e que contribuem diretamente para a economia do Estado, por isso, esses estudos sorológicos são importantes para manter os status sanitários conquistados e a abertura de novos mercados oferecendo produtos de qualidade com segurança alimentar,” pontuou, o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Fonte: Adapec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos