ABPA: Setor celebra abertura de El Salvador para proteína avícola do Brasil

Publicado em 02/04/2024 08:48

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da abertura do mercado de El Salvador para as importações de carne de frango e de ovos produzidos no Brasil.

O formato de habilitação de unidades exportadoras ainda não foi estabelecido, mas abrirá uma importante oportunidade para ampliar o acesso brasileiro aos mercados continentais da América Central, avalia a ABPA.

“A abertura de El Salvador é um reconhecimento à qualidade e ao serviço sanitário brasileiro, como também um momento favorável para as proteínas de aves e de ovos brasileiros no mercado centroamericano, especialmente diante da possibilidade de construir parcerias com um destino que requer novas opções internacionais de fornecimento. ”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Com uma população de 6,4 milhões de habitantes, o mercado salvadorenho possui demanda interessante por proteína animal de outros países. Em 2023, o país importou mais de 22 mil toneladas anuais de carne de frango e de 2,5 mil toneladas de ovos, principalmente dos Estados Unidos e Guatemala.

“É mais uma abertura que se soma às tantas outras vistas recentemente. É o primeiro mercado da América Central a assinar um certificado sanitário com o Brasil e a expectativa é que isso possa ajudar no acesso a outros mercados da região.” destacou o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano