Programa Ovos RS segue o cronograma de atividades de avaliação técnica

Publicado em 25/03/2024 11:06
No mês de fevereiro as empresas enviaram o cronograma de execução de melhorias para o Programa Ovos RS

Nos meses de outubro e novembro de 2023, 18 empresas da indústria e produção de ovos associadas ASGAV foram submetidas a avaliação técnica do Programa Ovos RS a qual é uma etapa obrigatória e fundamental para estabelecimentos interessados em fazer o uso do selo de referência Ovos RS nas embalagens dos produtos. As auditorias ocorreram através da aplicação do checklist do Programa Ovos RS o qual avaliou 113 itens. Os avaliadores, dentre vários aspectos considerados, foram orientados a observar com rigor máximo as práticas de biosseguridade das empresas a fim de contribuir nas ações de prevenção para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

No mês de janeiro, as empresas avaliadas receberam o relatório técnico do Programa. O relatório apresenta itens conformes, não conformes e sugestões para melhorias. Em conjunto, as empresas receberam os resultados das análises para avaliar a qualidade dos ovos. As amostras foram coletadas durante as avaliações e examinadas por laboratórios parceiros do Programa: LEITE&CIA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e LARP da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

No mês de fevereiro, as empresas avaliadas fizeram o envio do cronograma de execução de melhorias para o Programa Ovos RS. “As empresas devem definir medidas corretivas e preventivas para itens avaliados como não conforme durante a avaliação e aplicação do checklist do Programa Ovos RS. Essas medidas, devem ser descritas detalhadamente no cronograma e enviado ao Programa Ovos RS. É uma etapa obrigatória e de extrema importância”, explica a médica veterinária e coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Dra. Caroline Freitas.

“Os estabelecimentos que alcançaram resultados satisfatórios na aplicação do checklist do Programa Ovos RS e nas análises laboratoriais para avaliação da qualidade do produto estão aptas a fazer uso do selo de referência Ovos RS na rotulagem dos produtos durante 1 ano.” – detalha o presidente Executivo da ASGAV e coordenador do Programa Ovos RS, Eduardo dos Santos.

As empresas que utilizam o selo de referência Ovos RS são incluídas nas ações de marketing promovidas por parte do Programa. Dentre essas ações, o presidente executivo da ASGAV cita o termo de parceria e cooperação técnica assinado com a Associação Gaúcha de Supermercados - AGAS - durante a Expoagas 2023 “o objetivo dessa parceria é que a AGAS recomende aos seus associados supermercadistas, parceiros e apoiadores a aquisição de ovos os quais façam o uso do selo de referência do Programa Ovos RS em suas rotulagens destacando a qualidade e inocuidade desses alimentos produzidos no Rio Grande do Sul”.

Fonte: ASGAV/OVOS RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined