ABPA destaca medidas de proteção contra influenza aviária
Na tarde de segunda-feira (15), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a detecção de dois casos de influenza aviária no Espírito Santo. Os dois casos em aves marinhas do tipo Trinta-réis-de-bando foram detectados em Vitória e em Marataízes. Ambas análises começaram a ser investigadas, segundo o MAPA, na última quarta-feira (10), e os casos foram confirmados e anunciados por meio de nota oficial do Ministério.
Leia mais:
+ Gripe aviária: Casos restritos em aves silvestres não abalam status do Brasil, diz analista
+ Brasil registra caso de gripe aviária em aves silvestres, Mapa alerta para cuidados
+ ABPA emite nota após confirmação de gripe aviária no Brasil
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) trouxe, ainda na segunda-feira, seu posicionamento setorial, destacando que como os casos não ocorreram dentro do sistema industrial brasileiro, que segue os mais rígidos protocolos de biosseguridade, não há qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos. "Também não são esperadas mudanças no fluxo de comércio internacional de produtos brasileiros, tendo como princípio as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)", informou a ABPA.
Agora, em vídeo, o presidente da Associação, Ricardo Santin, traz informações sobre as medidas de biosseguridade a serem tomadas e reforçadas pelo setor avícola brasileiro: