Camboja testa mais pessoas para gripe aviária após morte de menina de 11 anos

Publicado em 24/02/2023 08:54

Logotipo Reuters

PHNOM PENH, 24 Fev (Reuters) - O Camboja testou pelo menos 12 pessoas para a cepa H5N1 da gripe aviária, disse o Ministério da Saúde, depois que uma menina de 11 anos morreu esta semana do vírus na primeira transmissão conhecida para humanos no país em quase uma década.

O pai da vítima, que fazia parte de um grupo com o qual a menina teve contato em uma província a leste da capital Phnom Penh, testou positivo para o vírus, mas não apresentou nenhum sintoma, disse o ministro da Saúde, Mam Bunheng, em comunicado na sexta-feira.

A declaração não divulgou os resultados dos testes de outras pessoas do grupo e não especificou como o pai da vítima havia contraído o vírus, comumente conhecido como gripe aviária.

O caso da menina foi a primeira infecção humana conhecida com a cepa H5N1 no país do Sudeste Asiático desde 2014, disse Bunheng na quinta-feira.

A menina da província de Prey Veng foi diagnosticada com gripe aviária depois de adoecer com febre alta e tosse em 16 de fevereiro, disse o comunicado.

Quando sua condição piorou, ela foi transferida para o Hospital Infantil Nacional em Phnom Penh, mas morreu na quarta-feira, disse o ministério da saúde.

Desde o início do ano passado, a gripe aviária devastou fazendas em todo o mundo, levando à morte de mais de 200 milhões de aves por causa da doença ou abates em massa, disse recentemente a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) à Reuters.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observou no início deste mês a disseminação da gripe H5N1 para mamíferos, mas disse que o risco para os seres humanos permaneceu baixo.

O H5N1 se espalhou entre aves domésticas e selvagens por 25 anos, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um briefing, mas relatos recentes de infecções em martas, lontras e leões marinhos "precisam ser monitorados de perto".

As autoridades de saúde do Camboja instaram as pessoas a não manusear animais e pássaros mortos ou doentes e a entrar em contato com uma linha direta se alguém suspeitar de ter sido infectado pela doença.

 

Reportagem da equipe da Reuters; Escrito por Ed Davies; Edição de Jamie Freed, Martin Petty

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: preços estáveis ou com quedas tímidas nesta segunda-feira (5) Frango: preços estáveis ou com quedas tímidas nesta segunda-feira (5)
Cotações no mercado de suínos nesta segunda-feira (5) em sustentação
Tyson Foods supera estimativas de lucro com forte demanda por carne de frango
Conbrasul Ovos 2025 anuncia pacote de benefícios inédito para participantes Membro Conbrasul Premium (MCP)
Mercado do frango fecha esta sexta-feira (2) em campo misto
Suínos: cotações fecham esta sexta-feira (2) praticamente estáveis