República Tcheca detecta 1º caso de peste suína africana em 5 anos

Publicado em 06/12/2022 10:09

Praga, 2 dez (Xinhua) -- A República Tcheca confirmou seu primeiro caso de peste suína africana pela primeira vez em quase cinco anos e veterinários estão tomando medidas para prevenir sua propagação, informou o Ministério da Agricultura tcheco na sexta-feira.

A doença foi detectada em um leitão selvagem morto em Jindrichovice pod Smrkem, no norte da região de Liberec, perto da fronteira com a Polônia, de acordo com a Administração Veterinária do Estado (SVS). Esta é a primeira detecção de casos desse tipo no país desde o início de 2018.

As autoridades delinearam uma zona de infecção de aproximadamente 200 quilômetros quadrados ao redor do local onde o leitão foi encontrado.

A caça de porcos selvagens será temporariamente proibida, mas o movimento da população na natureza será restrito e as autoridades monitorarão a disseminação da doença na população de porcos selvagens.

"Todas as medidas tomadas visam principalmente impedir a propagação da doença na população de porcos selvagens e impedir que a doença chegue às fazendas domésticas de porcos", disse Petr Satran, diretor da seção veterinária da SVS, em comunicado à imprensa.

Segundo a SVS, a peste suína africana é uma doença aguda dos suínos semelhante à peste suína clássica, exceto que a doença tem uma taxa de mortalidade muito alta, próxima a 100%. Não é transmissível aos humanos ou a outras espécies animais.

O Ministério da Agricultura também anunciou na sexta-feira que um novo surto de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda de patos na região da Boêmia do Sul do país e as autoridades estão tomando medidas para contê-lo. item final

Fonte: Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos