Ministério da Agricultura do Equador cria "cerca epidemiológica" e controla o primeiro caso de gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do Equador, por meio da Agência de Regulação e Controle Fitossanitário e Zoossanitário (Agrocalidad), ativou uma "cerca epidemiológica" para controlar o primeiro caso de influenza aviária H5, detectado em uma avicultura fazenda de produção na província de Cotopaxi, no Equador, segundo informações do governo.
Leia mais:
+ México detecta gripe aviária H5N1 em fazenda perto da fronteira com os EUA
+ Mapa alerta para importância da prevenção da influenza aviária após detecção na Colômbia
+ Organização Avícola do RS realiza fórum sobre prevenção a Influenza Aviária
+ Senasa confirma surto de gripe aviária H5 em pelicanos encontrados na praia de Paita, no Peru
A detecção ocorre como resultado dos controles que a Agrocalidad realiza periodicamente e que aumentaram devido aos alertas apresentados na Colômbia, Peru e México sobre casos positivos de gripe aviária, uma doença altamente patogênica.
Durante essas verificações, foram coletadas 24 amostras, correspondentes à unidade produtiva afetada (fazenda), que foi intervencionada, e onde os técnicos da Agrocalidad ativaram os protocolos estabelecidos no Plano Nacional de Contingência da Gripe Aviária, emitido através da Resolução 040 de 2016.
Patricio Almeida, Diretor Executivo da Agrocalidad, afirmou que esses protocolos incluem quarentena, vigilância e amostragem da população aviária suscetível ao contágio na área. "O objetivo é determinar se pode haver outras infecções potenciais", disse o funcionário. Acrescentou que, neste momento, a população de aves afectadas não ultrapassa os 0,15% do total nacional e está geolocalizada . Desta forma, o surto -até agora- está sob controle.
Conforme apontado pelo Ministério, a doença não afeta o consumo de carne e ovos, nem as pessoas que consomem os produtos.
O controle e erradicação da gripe aviária é feito com o objetivo de manter a produtividade do setor avícola nacional, que conta com 1.810 granjas e gera 1.800 milhões de dólares, o que representa 23% do PIB Agrícola, contribuindo com 300.000 empregos. Além disso, produz 500.000 toneladas de frango e 3.000 milhões de ovos por ano.
Os cidadãos são chamados a manter-se informados através dos canais oficiais.