Organização Avícola do RS realiza fórum sobre prevenção a Influenza Aviária
A influenza aviária é uma das principais preocupações mundiais da atualidade, causando transtornos da indústria avícola mundial. Somente em 2022 mais de 40 países já reportaram surtos da doença na Europa, Ásia, América do Norte e África.
As variantes virais de alta patogenicidade causam diversos prejuízos relacionados à mortalidade nos plantéis avícolas comerciais. Com foco em preservar o status sanitário do Brasil e implementar ações para manutenção da condição sanitária do Brasil em relação à doença, na última quinta-feira, 03, a Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) coordenou um fórum referente aos casos de Influenza Aviária no mundo e reforços na prevenção sanitária no Estado e no Brasil.
A realização deste evento envolvendo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Comitê Estadual de Sanidade Avícola, Comissão de Sanidade Avícola da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS), Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR-RS), deverá ser modelo para outras regiões do país.
Na ocasião, o presidente executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, explicou a motivação desta ideia. “Sugerimos essa mobilização, pois os casos de influenza aviária no mundo vêm se alastrando e com estas ações podemos reforçar e atualizar nossos procedimentos de biosseguridade e prevenção.”
Os participantes destacaram a importância do evento que também agregou mais informações e alguns aspectos mais urgentes. Também participaram do fórum os dirigentes das indústrias Avícolas do RS, presidente da ABPA e sua equipe técnica e responsáveis da área de defesa sanitária do MAPA e SEAPDR-RS.