ABCS e ACSURS apresentam histórico de melhorias na relação entre produtores e agroindústrias

Publicado em 10/10/2022 10:02
Os encontros com os produtores ocorreram em Três Passos na primeira semana de outubro para apresentar resultados das ações das CADECs em 2021 e 2022

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) se reuniram na última terça-feira (4) e quarta-feira (5) com membros das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECS) e respectivas granjas. Os encontros ocorreram em Três Passos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e em Casca, no auditório da Mig-PLUS para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Integração da ABCS nos anos de 2021 e 2022 em prol dos produtores integrados do estado. 

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, e Valdecir Luis Folador, presidente da ACSURS, ressaltaram o histórico de melhorias da relação entre produtores de suínos e agroindústrias integradoras desde 2013, quando ainda se debatia o texto da Lei da Integração, sancionado em maio de 2016, a Lei 13.288.

“A ABCS e suas afiliadas sempre representaram todos os produtores de suínos, independentes e integrados. Uma prova desse trabalho foi nosso amplo envolvimento nas diversas reuniões com senadores, deputados e representantes das agroindústrias nos anos de 2014 e 2015 para viabilizar e conquistar a Lei de Integração, que hoje garante que vocês negociem os termos dos contratos nas CADECs”, disse Lopes.

A Lei de Integração trouxe um grande marco de representatividade e união para os produtores integrados, e cria um mecanismo de diálogo constante e coletivo dos produtores com suas agroindústrias. Na visão das entidades o sistema só trouxe ganhos à produção de suínos, especialmente depois do trabalho de profissionalização das CADECs da Região Sul, promovido tanto pela ABCS quanto pela ACSURS, a partir do ano de 2021, com o auxílio do consultor Nilton Hillesheim.

“O objetivo dessa rodada de conversa foi levar às lideranças a importância de se fortalecer cada vez mais esse sistema, que trata dos assuntos pertinentes e de interesse dos produtores para negociação com as integradoras, justamente com a proposta de melhorar todas as questões envolvidas na relação produtor e integrado”, comenta o presidente da ACSURS.

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos