Contratos futuros de suínos na China saltam recorde com oferta apertada

Publicado em 10/10/2022 07:59

PEQUIM, 10 de outubro (Reuters) - Os contratos futuros de suínos da China subiram até 6% nesta segunda-feira (10), depois que um aumento na demanda durante o feriado de uma semana do Dia Nacional, em meio à oferta apertada, elevou os preços spot.

O contrato para suínos vivos para janeiro, o mais ativo na bolsa de commodities de Dalian, subiu 5,8%, o maior ganho diário desde que os futuros de suínos foram lançados no ano passado, para 23.735 yuans (US$ 3.336,71) por tonelada às 14h42. 0642 GMT).

O clima mais frio e um aumento no consumo durante o feriado impulsionaram a demanda por suprimentos de carne fresca, elevando o volume diário de abate, disse Wu Li, analista da Tianfeng Agriculture, em nota no domingo.

Os preços spot de suínos atingiram 26,2 yuans por quilo no domingo, um aumento de 8% desde 25 de setembro, acrescentou a nota. Os preços são os mais altos desde março de 2021.

Os futuros subiram com o forte aumento nos preços spot quando Dalian reabriu para negociação na segunda-feira.

A produção de suínos da China diminuiu nos últimos meses, após meses de grandes perdas por parte dos agricultores desde o ano passado, levando alguns a reduzir a criação.

Os produtores começaram a aumentar a produção novamente este ano à medida que os preços melhoraram, mas a expansão da oferta leva meses e muitos estão cautelosos por causa da demanda incerta de carne na economia em desaceleração da China.

O planejador estatal da China disse no domingo que liberaria um novo lote de carne suína das reservas estatais para tentar esfriar os preços.

O planejador do estado procurou tranquilizar o mercado de que a oferta é suficiente e culpou os agricultores por reter a oferta. Também culpou reportagens não oficiais da mídia por alimentar as preocupações do mercado.

Outras medidas são esperadas, disse Yuan Song, analista-chefe da trading Juxing Agriculture Group, que pode incluir mais vendas de reservas de carne suína e as autoridades buscando promessas de grandes produtores para manter a produção estável.

As ações dos produtores de suínos também subiram na segunda-feira, com os principais produtores Muyuan Foods Co Ltd e Wens Foodstuff Group Co Ltd ambos subindo 7%.

Os preços mais fortes do suíno também elevaram as empresas avícolas, que enfrentaram perdas no primeiro semestre deste ano.

As ações dos criadores de frango Shandong Yisheng Livestock & Poultry Breeding, Shandong Xiantan Co Ltd e Shandong Minhe Animal Husbandry atingiram o limite diário de 10%. ($ 1 = 7,1133 yuan chinês renminbi) (Reportagem de Dominique Patton; Edição de Tom Hogue, Edmund Klamann e Christian Schmollinger)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos