Contratos futuros de suínos na China saltam recorde com oferta apertada
PEQUIM, 10 de outubro (Reuters) - Os contratos futuros de suínos da China subiram até 6% nesta segunda-feira (10), depois que um aumento na demanda durante o feriado de uma semana do Dia Nacional, em meio à oferta apertada, elevou os preços spot.
O contrato para suínos vivos para janeiro, o mais ativo na bolsa de commodities de Dalian, subiu 5,8%, o maior ganho diário desde que os futuros de suínos foram lançados no ano passado, para 23.735 yuans (US$ 3.336,71) por tonelada às 14h42. 0642 GMT).
O clima mais frio e um aumento no consumo durante o feriado impulsionaram a demanda por suprimentos de carne fresca, elevando o volume diário de abate, disse Wu Li, analista da Tianfeng Agriculture, em nota no domingo.
Os preços spot de suínos atingiram 26,2 yuans por quilo no domingo, um aumento de 8% desde 25 de setembro, acrescentou a nota. Os preços são os mais altos desde março de 2021.
Os futuros subiram com o forte aumento nos preços spot quando Dalian reabriu para negociação na segunda-feira.
A produção de suínos da China diminuiu nos últimos meses, após meses de grandes perdas por parte dos agricultores desde o ano passado, levando alguns a reduzir a criação.
Os produtores começaram a aumentar a produção novamente este ano à medida que os preços melhoraram, mas a expansão da oferta leva meses e muitos estão cautelosos por causa da demanda incerta de carne na economia em desaceleração da China.
O planejador estatal da China disse no domingo que liberaria um novo lote de carne suína das reservas estatais para tentar esfriar os preços.
O planejador do estado procurou tranquilizar o mercado de que a oferta é suficiente e culpou os agricultores por reter a oferta. Também culpou reportagens não oficiais da mídia por alimentar as preocupações do mercado.
Outras medidas são esperadas, disse Yuan Song, analista-chefe da trading Juxing Agriculture Group, que pode incluir mais vendas de reservas de carne suína e as autoridades buscando promessas de grandes produtores para manter a produção estável.
As ações dos produtores de suínos também subiram na segunda-feira, com os principais produtores Muyuan Foods Co Ltd e Wens Foodstuff Group Co Ltd ambos subindo 7%.
Os preços mais fortes do suíno também elevaram as empresas avícolas, que enfrentaram perdas no primeiro semestre deste ano.
As ações dos criadores de frango Shandong Yisheng Livestock & Poultry Breeding, Shandong Xiantan Co Ltd e Shandong Minhe Animal Husbandry atingiram o limite diário de 10%. ($ 1 = 7,1133 yuan chinês renminbi) (Reportagem de Dominique Patton; Edição de Tom Hogue, Edmund Klamann e Christian Schmollinger)