Oferta de suínos na China é suficiente, preços permanecem 'razoáveis', diz planejador estatal

Publicado em 09/09/2022 09:39

PEQUIM, 9 Set (Reuters) - O planejador estatal da China disse nesta sexta-feira que a oferta de suínos do país é suficiente, apesar de um recente aumento nos preços que alguns atribuíram ao declínio da produção.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) disse em um comunicado em sua conta oficial do Wechat que se reuniu recentemente com os principais criadores e processadores de suínos para avaliar a oferta e a demanda atuais de carne suína.

"Todas as partes acreditam que a atual capacidade de produção de suínos vivos é geralmente razoável e suficiente, e o número de porcas férteis continuou a aumentar", afirmou.

A oferta de suínos vivos aumentará nos próximos meses antes do período de pico de demanda, mantendo o preço "dentro de uma faixa razoável", acrescentou.

Os preços do suíno na China subiram cerca de 40% desde o início do ano para 22,5 yuans (US$ 3,25) por quilo na principal província produtora, Henan. JCI-HOG-LUOHE

Os preços crescentes do suíno estão elevando o preço da carne básica da China, em um momento em que o crescimento econômico está diminuindo.

Grandes produtores e analistas dizem que a oferta diminuiu depois que os agricultores sofreram grandes perdas desde o verão passado, levando muitos a reduzir seus rebanhos reprodutores.

A NDRC disse que as empresas culparam alguns meios de comunicação por exagerar os aumentos de preços.

Ele disse que prestará muita atenção ao mercado e tomará medidas quando necessário para garantir que os preços dos suínos permaneçam razoáveis.

($ 1 = 6,9332 yuan chinês renminbi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos