Milhares de aves marinhas migrantes mortas aparecem na costa do Canadá, suspeita é de gripe aviária

Publicado em 29/07/2022 07:42

As carcaças de milhares de aves marinhas migrantes chegaram à costa leste do Canadá nesta semana e descobertas preliminares mostraram que as aves morreram de gripe aviária.

Desde maio de 2022, a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos confirmou 13 casos positivos de gripe aviária altamente patogênica na província canadense oriental de Terra Nova.

A pasta de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas O Canadá está conduzindo mais investigações para confirmar que as mortes de aves marinhas estão ligadas à gripe aviária, disse Peter Thomas, biólogo da vida selvagem do centro.

Gaivotas de arenque mortas, gaivotas da Islândia, corvos comuns e corvos americanos estão entre os mais afetados pela gripe, acrescentou Thomas.

De acordo com o Canadian Wildlife Service, o vírus da gripe aviária é contagioso e pode afetar aves domésticas e selvagens em todo o mundo.

O Canadian Wildlife Service está trabalhando em estreita colaboração com o governo provincial de Newfoundland e Labrador, bem como com a Canadian Wildlife Health Cooperative para conter a propagação.

A gripe aviária de alta patogenicidade também foi se espalhando rapidamente na ilha de Vancouver, disse a British Columbia Society for the Prevention of Cruelty to Animals, infectando pássaros como grandes corujas, águias, garças azuis, patos e gansos e até corvos.

"Todos os dias recebo telefonemas dizendo que 10 estão mortos", disse Elizabeth Melnick, do Elizabeth's Wildlife Center, BC.

"Os centros de vida selvagem no país geralmente optam por salvar os moribundos, pois os mortos são recolhidos pela cidade", disse ela.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal, a gripe aviária é um patógeno respiratório que causa alto grau de mortalidade e se torna uma séria ameaça para a indústria avícola. É naturalmente disseminado entre as aves aquáticas selvagens em todo o mundo e pode infectar aves domésticas e outras espécies de aves e animais.

De acordo com a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, as aves de estimação podem ser infectadas pela gripe aviária e espalhar a doença para os seres humanos, portanto, as aves selvagens não devem ser manuseadas quando estão doentes ou mortas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força
undefined