No SIAVS, técnicos da agroindústria debatem avanços na modernização dos frigoríficos

Publicado em 25/07/2022 10:17
Painel aborda avanços na inspeção de aves e de suínos

Os avanços no sistema de inspeção do setor frigorífico estará em pauta durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores país, que será realizado entre 09 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Programado para o primeiro dia do evento, o painel Avanços e Desafios no Setor de Frigoríficos reunirá líderes políticos, auditores fiscais do Ministério da Agricultura e representantes das indústrias para discussões sobre as normativas que estão desenvolvimento, com impacto direto na eficiência e no aprimoramento dos controles da indústria de alimentos.

O painel será mediado pela gerente de qualidade da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), Márcia Ferrari, e será dividido em três etapas.  Na primeira delas, o Deputado Federal Domingos Sávio falará sobre o Projeto de Lei de sua relatoria no Congresso, que aborda o aprimoramento do autocontrole - medida já existente na indústria frigorífica, que ganhará novos pontos.

Mais tarde, uma sequência de duas apresentações abordará o programa de modernização da inspeção de aves e de suínos. A primeira delas será feita pela Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Ana Lucia Viana, com uma visão do serviço público em relação às medidas de aprimoramento. O tema avançará na apresentação da professora de medicina veterinária Liris Kindlen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ao final, técnicos de quatro agroindústrias e cooperativas do setor  - Marisete Cerutti, da Seara Alimentos, Audren Abra de Carvalho, da C Vale, Luciana Chicarelli, da Bello Alimentos - debaterão o conjunto de medidas e as expectativas do setor produtivo em prol dos ganhos de produtividade, preservação da qualidade e redução de desperdícios.

“Estamos em um momento importante para as definições de avanços para o modelo de inspeção frigorífico baseado em análise de risco, em consonância com outros grandes produtores como a União Europeia, EUA e Canadá. O envolvimento, no mesmo palco, de elos tão distintos sobre a mesma temática traz amadurecimento e amplia o alinhamento entre entes públicos e privados em torno de normativas cujo principal beneficiado será o consumidor”, analisa a diretora técnica, Sula Alves.

Outros painéis conjunturais e técnicos estarão na programação do maior evento dos setores no país.  Veja mais pelo site www.siavs.com.br  

SOBRE O SIAVS – Realizado pela ABPA, o principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil será ainda maior que sua edição anterior, realizada em 2019. Sua área comercial foi expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço tradicionalmente ocupado pela feira. A comercialização de espaços já foi praticamente encerrada.

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. O peso político do evento é outro diferencial. São esperadas autoridades dos poderes executivos e legislativos nacionais e dos estados, ampliando o papel do evento como principal ponto de debate dos rumos dos setores.

Em 2019, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores. Nas dezenas de salas do congresso ocorreram as apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para 2,4 mil congressistas. Saiba mais pelo site www.siavs.com.br.

O credenciamento de imprensa para o SIAVS 2022 poderá ser feito antecipadamente pelo link: https://bit.ly/3OB3l58.

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força
undefined