Status sanitário global da suinocultura é tema de Simpósio no SIAVS 2022

Publicado em 15/07/2022 09:37
Evento contará com a participação de alguns dos principais nomes do Serviço Oficial para o controle sanitário

As doenças suinícolas que ganharam a pauta global do setor e que geraram impactos na oferta de alimentos mundial estarão em debate do Simpósio sobre Enfermidades de Suínos, que acontecerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no país, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Previsto para o segundo dia do SIAVS (10 de agosto), o Simpósio será mediado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, e detalhará a situação da Peste Suína Africana (PSA) e ações da WOAH (antiga OIE), em apresentação da representante do órgão global, Charmaine Chng Wenya. 

Em seguida, o auditor fiscal federal Marcelo Camargos, responsável pelo LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária) de Minas Gerais, falará sobre diagnósticos hoje disponíveis e as estratégias para detecção da PSA - uma enfermidade da qual o Brasil é livre há quatro décadas.

Outra enfermidade que estará em pauta será a Peste Suína Clássica (PSC). Sobre ela, o auditor fiscal federal agropecuário Guilherme Zaha Takeda, chefe da divisão de sanidade dos suídeos do Ministério da Agricultura, falará sobre a situação atual e total controle da enfermidade na zona não livre hoje no Brasil. 

Abordando outras enfermidades, Fabio Vanucci, da Universidade de Minnesota, tratará da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) e da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED). 

Fechando a programação de palestras, Lia Treptow Coswig, auditora fiscal federal da Coordenação de Assuntos Especiais do Ministério da Agricultura, falará dos desafios para o controle de javalis no Brasil - ponto relevante para a manutenção do status sanitário nacional. 

“O Simpósio sobre Enfermidades na Suinocultura será um mergulho nas questões mais relevantes para a saúde animal, abordando desde a crise sanitária global de PSA até o fundamental e necessário controle da população de javalis, que é um ponto crítico e demanda total atenção.  A participação do Secretário José Guilherme reforçará ainda mais o peso dos debates no evento”, ressalta Ariel Antônio Mendes, coordenador da programação do SIAVS.

Veja mais detalhes sobre a programação e inscrições no site www.siavs.com.br

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações de vigilância da Agrodefesa contribuem para Goiás manter status de zona livre da peste suína clássica
RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio