BRF recebe habilitação para exportação de carne suína ao Canadá

Publicado em 13/07/2022 16:08

A companhia de alimentos BRF recebeu sua primeira habilitação para embarque de carne suína ao Canadá, a partir da unidade de Campos Novos, em Santa Catarina, em um momento de abertura do mercado canadense a proteínas do Brasil.

A unidade poderá enviar cortes in natura e congelados, informou a BRF à Reuters nesta quarta-feira.

Trata-se da segunda autorização canadense a uma planta da empresa neste ano. Em maio, a unidade de Toledo (PR) foi habilitada para exportação de carne de aves cozida.

"Esta nova certificação é um marco, pois simboliza a abertura de um importante mercado para um novo tipo de produto, criando a possibilidade de que novas autorizações surjam em breve e impactando positivamente nosso volume de exportações", disse em nota o vice-presidente de Mercado Internacional e Planejamento da BRF, Leonardo Dall’Orto.

A abertura do Canadá para o mercado de suínos do Brasil ocorreu na primeira quinzena de março. Desde então, sete fábricas foram habilitadas, sendo a da BRF a oitava, conforme informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A Seara Alimentos, controlada pela JBS, tem duas unidades aprovadas; assim como a Cooperativa Central Aurora e a Pamplona Alimentos. A Master Agroindustrial conta com uma habilitação.

"Embora seja o terceiro maior exportador global de carne suína (em 2021, o país exportou 1,5 milhão de toneladas), o Canadá também é um comprador relevante no mercado internacional. Em média, o país importa 250 mil toneladas anualmente", disse a ABPA em nota.

O setor de carne suína atravessa um cenário adverso, diante do recuo da China nas compras da carne, à medida que o rebanho do país asiático é recomposto após a crise sanitária causada pela peste suína africana.

As exportações de carne suína (in natura e processada) do Brasil alcançaram 510,2 mil toneladas no primeiro semestre de 2022, volume 9,3% menor que o acumulado nos seis primeiros meses do ano passado, segundo dados da ABPA.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano