Novos casos de gripe aviária identificados na Pensilvânia e Utah, diz USDA

Publicado em 18/04/2022 10:08

Novos casos de gripe aviária foram detectados em uma granja comercial de frangos na Pensilvânia e em uma de quintal em Utah, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos neste sábado, com o surto agora se espalhando para mais de 30 estados do país.

O departamento disse no início deste mês que estava analisando as vacinas como uma opção para proteger as aves contra a gripe aviária mortal, já que o país enfrenta seu pior surto desde 2015. O surto atual matou mais de vinte milhões de galinhas e perus em rebanhos comerciais desde fevereiro.

"Amostras do rebanho da Pensilvânia foram testadas no Laboratório Veterinário da Pensilvânia e amostras do rebanho de Utah foram testadas no Laboratório de Diagnóstico Veterinário de Utah, ambos parte da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal", disse o USDA em comunicado no sábado.

Autoridades federais e estaduais estavam trabalhando em conjunto em vigilância e testes adicionais em áreas ao redor dos rebanhos afetados, disse o USDA.

Os recentes casos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) não representam uma preocupação imediata de saúde pública, disseram as autoridades dos EUA.

Anteriormente, os Estados Unidos evitavam vacinas, preocupados com o fato de os importadores proibirem os embarques de aves dos EUA porque não conseguem distinguir as aves infectadas das vacinadas. Os Estados Unidos são o segundo maior exportador de carne de aves do mundo. Em 2020, o valor das exportações de aves e produtos avícolas dos EUA para o mundo atingiu US$ 4,2 bilhões.

A gripe aviária atingiu aves na Europa e na Ásia, além da América do Norte, e o USDA está trabalhando com outros países em opções de vacinas.

O comércio sofreu, pois importadores como a China bloquearam as importações de muitos estados dos EUA com surtos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: preços em curva de elevação nesta sexta-feira (1)
Novembro começa com elevações nas cotações para o mercado de suínos
Conbrasfran 2024 vai sediar 1º Seminário de Sustentabilidade ambiental e adequação global
Frango/Cepea: Preço da carne sobe pelo 3º mês seguido
Mercado do frango encerra esta quinta-feira (31) sem mudanças nos preços
Suinocultura independente: outubro termina ainda registrando elevações nos preços