Gripe aviária altamente patogênica encontrada em galinhas do Colorado (EUA)
A gripe aviária altamente patogênica foi encontrada em um grupo não comercial de aves domésticas no Colorado, confirmou o USDA em comunicado no sábado, em meio ao pior surto do vírus nos EUA em sete anos.
As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações no condado de Pitkin, e as aves do bando serão “despovoadas para evitar a propagação da doença”.
O vírus mortal está atingindo as operações de aves ao longo da costa leste e centro-oeste, incluindo o principal produtor de Iowa, onde uma fazenda foi recentemente forçada a abater quase um milhão de aves. Mais de 2 milhões de perus foram perdidos até agora nos EUA desde que o surto começou em meados de janeiro, de acordo com o Steiner Consulting Group, ou cerca de metade do que é normalmente abatido em uma semana.
O surto, o pior desde 2015, aumentou as pressões inflacionárias existentes e elevou os preços de ovos e aves. O vírus afetou mais de 24 milhões de aves selvagens, comerciais e de quintal em todo o país.
Nenhum caso humano de gripe aviária foi detectado nos EUA, disse o USDA. A agência pediu aos proprietários de aves que sigam as melhores práticas na prevenção da propagação e evitem o contato entre seus pássaros e os selvagens.