Exportações de carne suína do Brasil caem 16% em março com recuo em compras da China

Publicado em 08/04/2022 16:03

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de carne suína do Brasil recuaram 16,3% em março, no comparativo anual, para 91,4 mil toneladas, na esteira de um menor apetite de compras da China, mostraram dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira.

O resultado, que considera todos os produtos entre in natura e processados, também se compara a uma base elevada, visto que as 109,2 mil toneladas embarcadas em março de 2021 representaram o segundo melhor desempenho mensal da história.

Com isso, a receita de vendas externas da proteína no mês passado caiu 27,3%, para 190,3 milhões de dólares.

A China seguiu como principal importadora, mas adquiriu somente 34,1 mil toneladas de carne suína em março, volume 41,8% menor que o importado um ano antes.

Hong Kong, segundo maior destino da proteína brasileira, diminuiu as compras em 44,2%, para 9,7 mil toneladas.

Apesar das quebras, o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, afirmou em nota que a perspectiva é de recuperação da demanda chinesa.

“A China deverá continuar comprando carne suína brasileira nos próximos meses. A esperada melhora da situação da Covid lá e o respectivo relaxamento das restrições ao trânsito de pessoas seguramente aumentarão a demanda pela carne suína importada de maneira geral”, disse ele.

“A difícil situação de mão de obra em países concorrentes do Brasil também deverá possibilitar que o setor aumente seus volumes no curto e médio prazo”, acrescentou.

Na ponta positiva, Filipinas foi destaque com 6,8 mil toneladas (+255,2%), seguida por Singapura, com 5,2 mil toneladas (+36,4%) e Argentina, com 5 mil toneladas (+71,5%).

Neste cenário, os embarques de carne suína do Brasil chegaram a 237,5 mil toneladas no primeiro trimestre, número 6,3% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

Em receita, o saldo do trimestre foi de 498,5 milhões de dólares, queda de 16,1%.

(Por Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)