Ovos: consumidor restabelecido em seu poder aquisitivo pode favorecer novos reajustes

Publicado em 07/04/2022 10:25

O mercado chega ao momento em que grande parte da população tem, enfim, restabelecido seu poder aquisitivo com o recebimento dos salários ou da aposentadoria, trazendo a expectativa de uma melhora gradativa no consumo de ovos.

Por ora, o preço médio diário se encontra em bom patamar, equivalendo a aumento de 27,3% sobre o mesmo período do ano passado, dando sustentação aos produtores que convivem com enormes prejuízos a bom tempo. Isso fica mais claro no preço acumulado no ano que alcança R$121,61, significando aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. O milho, por sua vez, apresentou aumento de 12,4% na mesma base de comparação.

Mesmo obtendo índice positivo levemente acima do milho, a participação histórica do milho no custo de produção de ovos indica que os avicultores  seguem absorvendo mais de 12% de perdas nestes quase 100 dias de 2022.

No curto prazo as condições de comercialização tendem a melhorar significativamente e, com isso, os últimos dias do período religioso da quaresma pode favorecer novos reajustes aos produtores de ovos.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas