BRF exporta mortadela Halal a países da África

Publicado em 06/04/2022 08:43

Um produto fabricado em Chapecó (SC), pela BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, é sucesso no mercado africano. A planta localizada no Oeste catarinense se diferencia com a produção de uma mortadela destinada ao mercado Halal, fabricada apenas com carne de frango e seguindo os preceitos muçulmanos.

Além do abate das aves, todos os ingredientes utilizados, como sal, farinhas e óleos, entre outros itens, atendem às normas de produção Halal. Todos os fornecedores precisam ser certificados no processo, assegurando a origem dos insumos, que não podem utilizar itens com origem em suínos em nenhuma etapa da fabricação.

Os principais mercados que recebem a mortadela são os países muçulmanos da África, mas muitas nações do continente sem maioria islâmica também se tornaram consumidoras do produto. A planta de Chapecó ainda atende este público com exportações de peito e filezinho de frango.

Atualmente, a BRF tem quatro produtos líderes de mercado no continente africano, sendo dois deles Halal e produzidos em Chapecó. Com uma população muçulmana crescente na região, há também muitos clientes de origem árabe que preferem trabalhar com portfólio certificado segundo os preceitos do islã. No segmento, a BRF tem protagonismo na inserção de categorias de industrializados no continente.

A Companhia foi a primeira empresa a lançar salsichas em diversos países africanos, e também a primeira a exportar mortadela para a República Democrática do Congo. Trata-se de um mercado importante, que vem crescendo nos últimos anos com marcas da BRF liderando em diversas categorias. O produto africano difere muito da formulação brasileira, levando em consideração o paladar local.

O abate das aves segue o mesmo processo realizado em Videira (SC), por exemplo, com trabalhadores e supervisor muçulmanos, responsáveis pelos procedimentos de acordo com os ritos relativos à Sharia, a lei Islâmica. O mercado Halal conta com 1,5 bilhão de habitantes em países muçulmanos, correspondendo a 23% da população mundial.

A planta de Videira também atende estes consumidores, principalmente do Oriente Médio, sendo responsável pela produção de 100% de frangos inteiros (Griller), um pouco menor e abatidos mais cedo, exportados com as marcas Sadia, Hilal, Confidence e Perdix. Já Capinzal comercializa frango empanado e cortes de frango in natura.

Fonte: BRF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)