Influenza Aviária no Hemisfério Norte acende alerta no Brasil

Publicado em 24/03/2022 11:50
Setor intensifica cuidados preventivos para manter o país livre da doença

Único entre os grandes produtores mundiais a nunca registrar Influenza Aviária em seu território, o Brasil acendeu o alerta com os recentes registros da enfermidade em diversos países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e países da União Europeia.  Por este motivo, a ABPA iniciou recentemente uma mobilização setorial, em uma campanha com o objetivo de reforçar os cuidados sanitários nas propriedades avícolas de todo o país.

Uma das ações acontece juntamente com o “Família Integrada” - iniciativa conjunta da ABPA e seus associados para a realização de cursos para famílias de produtores de todo o Brasil.  Na próxima terça-feira (29), às 18h00, acontecerá uma aula on line focada em dicas práticas para preservar a biosseguridade das propriedades rurais, tanto para aves quanto para suínos. A aula será ministrada pela consultora Nelva Grando e pela coordenadora técnica da ABPA, Tabatha Lacerda. 

A apresentação é gratuita e será aberta a todo o setor por meio da plataforma ZOOM. As inscrições podem ser realizadas aqui

Além da ação com o “Família Integrada'', a ABPA, juntamente com seus associados, reforçou campanhas internas de conscientização em relação à proibição de visitas de pessoas externas à propriedade, entre outros pontos.  A campanha está em curso nas redes sociais da ABPA e na comunicação interna das agroindústrias associadas.

Em outra linha de ação, protocolos de biosseguridade foram atualizados e redistribuídos para as equipes técnicas das agroindústrias do setor.  Os protocolos são públicos e estão disponíveis no site da ABPA.

“Nosso status sanitário é um diferencial competitivo fundamental.  Neste momento em que os vários grandes produtores enfrentam dificuldades com Influenza Aviária, o Brasil, que é livre, permanece como fornecedor seguro de proteína animal para o mundo.  Não podemos baixar a guarda, especialmente neste momento tão sensível, com diversos desafios em curso para o fornecimento global de proteína animal”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin. 

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)